04 julho, 2008

Como tirar o visto de estudante para a Austrália?

Sinceramente, não é um bicho de 7 cabeças não. É um processo burocrático, mas se você fizer conforme o que a embaixada pede, eles liberam o visto sim!

Se você for por uma agência (o que é muito recomendável) eles te darão os passos certinhos... mas,,, mesmo assim listarei o que é preciso:

- Fazer o exame médico em um médico que seja credenciado pela embaixada, conforme lista disponível no site:
http://www.immi.gov.au.
(Eu, como sou de São Paulo, fiz o exame na rua Sergipe, uma travessa da Av. Angélica em Higienópolis... já vou dizendo que o exame é tranqüilo,,,só perguntas rotineiras, nada muito aprofundado não... mais para ser atendido demora hen! Fiquei um tempão esperando... Depois você pega um encaminhamento do médico, e segue para um laboratório , especificado por ele, e realiza o exame de raio X de tórax. Eles mesmos enviam para a Embaixada... detalhe que para isso você paga 200 reais, e 20 de raio X, e precisa levar duas fotos 5x7 ou 3x4)
- Passaporte válido por, no mínimo, 1 ano
- Assinar alguns formulários, porém se vc está indo por uma agência, relaxe pois eles preenchem direitinho para vc, e vc só vai precisar assinar. Caso não vá pela agência, retire os formulários: 157 A no site:
http://www.immi.gov.au/allforms/pdf/157a.pdf).
Formulário 956
http://www.immi.gov.au/allforms/pdf/956.pdf).
- 1 foto 3x4 ou 5x7 para o formulário do visto
- Se tiver passaporte anterior, é bom anexar junto à documentação exigida.
- Enviar um cheque para a embaixada no valor de 731 reais (na época que eu mandei era esse o valor, mas sempre está sujeito a alteração pela embaixada)
- CoE - Confirmation of Enrolment, fornecido pela agência onde o curso foi comprado;- Print de reserva da passagem aérea (ida e volta), com datas aproximadas do início e fim do curso;

Documentos que comprovem que você tem intenções de voltar ao Brasil:

- Carta de punho explicando as razões da viagem
- Vínculos empregatícios: 1-Carteira de trabalho ou contrato social (cópia autenticada) mais os 3 últimos holerites (cópia autenticada) 2- Carta verídica de interesse de contratação ou recontratação, datilografada ou impressa, em papel timbrado da empresa (se não for uma carta de um emprego atual, deverá ser de um emprego numa área que tenha relação com o passado do candidato) 3- Caso trabalhe e esteja saindo de férias ou licença, será necessário carta do empregador, confirmando isso (original no papel timbrado da empresa) Obs:É muito importante que o solicitante não tenha estado ocioso nos últimos anos. Assim sendo, é vital provar se estudou ou trabalhou nos últimos anos.
- Comprovante de matricula ou recibo de pagamento da última mensalidade da escola ( cópia autenticada ). Se já for formado – diploma ou certificado de conclusão (cópia autenticada)

Documentos que comprovem que você tem um suporte financeiro:

- declaração de imposto de renda: recibo de entrega e imposto completo. Quando não estiverem declarados no IR pode-se apresentar cópia autenticada de escrituras para comprovar a propriedade de bens, imóveis e etc.
- Três últimos holerites, contra-cheque ou pró-labore comprovando renda mensal (cópia autenticada), pode ser carta de contador mas deverá ter o selo do Conselho Regional de Contabilidade.
- Três últimos extratos de conta corrente/poupança/fundos ou investimento que tenham saldo final suficiente para manter o estudante pelo período pretendido (+ou – 20.000,00 para 4 meses de curso). A embaixada não levará em conta, na sua totalidade, o saldo apresentado antes da emissão do COE (matricula do curso) por que sabe que desse saldo ainda sairá o pagamento do curso. Recibo de moeda estrangeira (para quem tem)
- Carta de suporte financeiro do responsável pelo gasto total da viagem (com firma reconhecida)


Depois falo sobre o que mais me deixou em duvida na hora de dar entrada no visto!

Nenhum comentário: